quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Panetone sem leite e ovo


Não contei aqui mas meus meninos tiverem uma reviravolta na imunidade e as alergias alimentares voltaram mais fortes e para muitos alimentos.saimos os quatro do consultório e choramos no carro. Passado esse momento de luto,  que durou uns 15 minutos, já paramos em um mercado e fui às compras. São pouquíssimos alimentos industrializados que eles podem ingerir. Quase tudo tem que ser feito em casa.
Mas enquanto era só o leite, era até mole, agora leite, ovo, castanhas no geral, peixes e frutos do mar.... Aí a tarefa fica um tiquinho mais difícil. E para completar, o Gui tá com dieta bem restrita para gordura de qualquer tipo. Acionar a mãe/cozinheira Macgyver já!

Então aqui tá a receita que fiz de panetone. Tá gostosa, cheirosa, mas não ficou aerada como panetone. Vou tentar de novo com mais fermento e com ele fresco. Posto de novo assim que fizer o teste. 

Meus pequenos estavam loucos para comer panetone e adoraram. Ganhei tantos beijos, abraços e sorrisos que fazem TU-DO valer a pena. 


PANETONE SEM LEITE E OVO

Esponja
3 colheres de farinha de trigo
3 saquinhos de  fermento seco para pão
1 copo de água levemente morna
misture e deixe em uma vasilha tampada com um pano por 40 minutos.

Massa:
600 gramas de farinha de trigo (aproximadamente)
50 ml de leite vegetal ( usei de coco)
Raspas de limão a gosto ( pus uma colher de chá)
1 xícara de açúcar
1 pitada generosa de sal
2 colheres de sopa de BECEL rótulo azul
2 colheres de chá de essência de baunilha ( o ideal é que seja de panetone mas eu não tinha em casa)
80 ml de óleo vegetal ( usei de girassol)
250 gramas de passas sem semente
250 gramas de frutas cristalizadas


Preparo:
Numa vasilha grande ponha a esponja, vá juntando a farinha e os outros ingredientes, menos as frutas. Mexa com as mãos até virar uma massa homogênea, você vai notar que o açúcar vai se desfazendo e sendo incorporado. Elá é uma masa úmida, se sentir que está muito pegajosa, acrescente um pouco mais de farinha, sempre aos poucos e vá mexendo e sentindo a massa. 
Depois que a massa estiver no ponto ( úmida, homogênea, sem estar "peguenta"), acrescente as frutas e mexa até incorporá-las à massa. Ficará como na foto abaixo:


Cubra com um pano e deixe descansar por 40 minutos. Eu costumo aquecer o pano do microondas para ajudar no processo de fermentação e porque aqui em Brasília quase sempre o tempo não ajuda os fazedores de pães rsrsrs.

Depois deste tempo, eu divide a massa em duas partes, untei com óleo duas formas de bolo mesmo, as coloquei nelas. Cubri com o pano aquecido de novo, desta vez descansei a massa por 2 horas. 
Se você quiser pode comprar aquelas formas de papel para panetone, unte-as com óleo e ponha a massa dentro. 

Assei até ficar douradinha em cima, em fogo baixo, por 25 minutos. Mas cada forno é um, né? Fica de olho!

É tão cheiroso! Tão gostoso! Não tem textura de panetone, mas tem gosto, umidade e cheiro de panetone e isso já é uma grande conquista para os alérgicos e suas famílias. 

Quem fizer, conta se gostou, tá?


2 comentários:

Deixe seu comentário: